segunda-feira, 12 de abril de 2010

Intercâmbio - Parte 1

5+ procurados: EUA, Canadá, Reuno Unido, Austrália e Nova Zelândia

Você tem vontade de fazer intercâmbio mas também tem medo de dar errado?
Leia essas 48 dicas para não errar na hora da tão esperada viagem!

A Decisão


1. Pesquise o tipo ideal pra você.
" Quando comecei a ir atrás de um intercâmbio, achei tudo muito caro. Até que conheci o programa Au Pair, que é barato e seguro", diz Gabriela Mian que fez intercâmbio nos EUA.

2. Converse com seus pais.
É natural que eles tenham um monte de dúvidas e preocupações. Responda pacientemente às perguntas dos dois, divida as descobertas e se possível, faça com quem eles conversem com ex- intercambistas

3. Se ainda não é muito independente, espere um pouco mais.
Senão o choque pode ser grande demais até te deixar traumatizada. Se quiser mudar, comece a fazer sozinha o que está ao seu alcance: ir a aula de inglês ou fazer compras na padaria, por exemplo.

4. Prefira fazer intercâmbio sozinha.
Acredite: sem amigas por perto, você vai aproveitar melhor." Quando você não ter alguém o tempo todo ao seu lado, tem que se virar e correr atrás pra fazer amizade com os nativos e se infiltrar na cultura deles", diz Kyrian Melo, 17 anos, que foi para a Austrália.

O Destino


5. Pense na vivência como um todo.
Vá além de aprender a língua e a cultura do país. "Escolhi a Dinamarca porque queria um lugar da Europa, onde tudo é mais perto e eu poderia viajar bastante. E também porque se tratar de um país bem diferente, na cultura, no clima e na língua", revela Isabela Pardovan, 18 anos.

6. Fuja do lugar-comum.
" Ir para Taiwan não estava nos meus planos, mas como não consegui vaga para os países que eu queria, aceitei. A principal vantagem de ir pra lá foi aprender a falar chinês, que pode contar pontos a favor em uma entrevista de trabalho", diz Amanda Cibele, 19 anos.

7. Leve em conta o clima local.
Se você odeia o frio, evite ir para o hemisfério norte nos meses de Dezembro e Janeiro, quando os países nessa porção do globo terrestre enfrenta seus dias mais gelados. Prefira destinos no hemisfério sul, como África do sul e Austrália, onde o verão é nessa mesma época.

8. Questione seus preconceitos
" Fiz intercâmbio três vezes e tive boas surpresas.Os EUA são muito mais bonitos do que as pessoas falam. Na Argentina, a qualidade de vida é melhor do que eu pensava. E, na Alemanha, apesar de dizerem que o povo é frio, encontrei pessoas atenciosas e simpáticas", diz Mariana Feitosa, 19 anos.

9. Procure conhecer meninas que já fizeram intercâmbio.
Algumas agências promovem essa aproximação. " Nesses encontros, é possível trocar informações com quem já morou no país para onde você quer ir.Isso ajuda a conhecer a cultura, as leis e como são as pessoas por lá", conta Anmali R; de 18 anos, que foi para a Alemanha.

_______________________

Gente, ainda tem muuuuuuita dica e por isso vou dividir a matéria em mais partes para não ficar cansativo ok?
Enquanto isso vocês me respondem:
Se você pudesse fazer intercambio em qualquer lugar do mundo, qual seria? ;)




6 comentários:

  1. Bom ate queria fazer um...mas o dindin ñ dá
    quem sabe uma bolsa o coisa parecida!
    xawww
    ha vc ñ quer fazer parceria comigo?
    http://tudodmenina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu queria muito ir pro Canadá, mas só quando eu já estiver na faculdade (:
    AMEI O BLOG!

    ResponderExcluir
  3. Canadá ou Londres °°

    ResponderExcluir
  4. Eu queria muito fazer um intercâmbio, vivo lendo em revistas sobre isso. Adooro mas vou esperar ficar mais velha pra pensar mais nisso. Adorei o post, quero ler os outros!
    Austrália, Nova Zelândia,Canadá e Reino Unido são realmente meus lugares preferidos mas com certeza eu toparia pra um lugar mais desconhecido!

    ResponderExcluir
  5. Aii, adoraria fazer intercãmbio, mas só daqui a alguns anos até pq o meus pais não me bancariam =(
    Eu escolheria um país da Europa, por ser apaixonada por todos eles e por serem todos pertinho um dos outros. qualquer coisa dava um pulinho em outro país! Isso é o maximo !

    ResponderExcluir
  6. Adoraria fazer um intercambio, e gostaria de ir no inverno. só pra ter aquela visão linda de neve caindo *-*

    ResponderExcluir