terça-feira, 13 de abril de 2010

Intercâmbio - Parte 2


A preparação

10. Pesquise o máximo sobre o lugar pra onde você vai.
Essa é a melhor maneira de previnir sustos e aquela sensação de "oque eu estou fazendo aqui?". Procure informações na internet e use um mapa da cidade para marcar os pontos turísticos e traçar roteiros.

11. Leia publicações do país para onde você vai.
Pode ser na internet ou em jornais e revistas vendidos em bancas especializadas. "Um ano antes de viajar, fiz assinatura de uma revista americana para adolescentes.Isso me ajudou a ter ideia de como as meninas de lá pensavam e se comportavam", conta Mariana Santarém, 19 anos

12. Esteja disposta a estudar.
"Uma das etapas da seleção para o programa de intercâmbio era uma prova de conhecimentos sobre o Canadá. Tive que estudar sobre o país pra ter mais chances de ser selecionada", afirma Aline Sausen, 20 anos.

13. Programe-se com antecedencia para evitar imprevistos.
" O atraso com o meu visto adiou em seis meses a minha viagem. A embaixada da Austrália sempre me pedia um documento que eu já havia mandado. Quando tudo parecia que tinha dado certo, a data do visto veio errada. Acabei ficando um pouco desiludida, mas hoje dou graças a Deus de não ter desistido", conta Bruna Lima, 18 anos.

14. Prepare- se para a burocracia.
" O visto para o Reino Unido é muito difícil. Eles quiseram saber se eu teria como me manter lá sem trabalhar, pediram extratos dos últimos seis meses das contas dos meus pais, um certificado de algum curso de inglês, declaração de imposto de renda" diz Thais Palma, 21 anos, que foi pra Inglaterra

15. Confira (e reconfira) os documentos antes de embarcar.
"Demorei uns cinco meses para resolver a documentação. Além do que a agência pedia, tinha o visto e a autorização para que eu viajasse sozinha. Mesmo assim, quase não saí de São Paulo porque nos papéis faltava a palavra 'desacompanhada'", diz Mariana Consenza, 17 anos, que está na Bélgica.

16. Leve objetos que garantam seu conforto.
Especialmente se não ficar em casa de família." Uma amiga que já tinha vindo a Salamanca me alertou para trazer roupas de cama e um cobertor. Foi ótimo! Muita gente que estava no albergue comigo passou frio a noite", conta Luisa Alvares, 21 anos, que foi à Espanha.

A língua

17. Não tenha vergonha de errar.
" vim para Holanda sem saber holandês. Comecei a praticar o idioma na rua, quando ia comer ou visitar algum lugar. Pensava: nunca mais vou ver essas pessoas! Então, não tinha vergonha", diz Camila Gomes, 16 anos

18. Tenha sempre por perto um dicionário...
" Eu e uma amiga resolvemos fazer beijinho (o doce). Mas, na hora de pedir ingredientes, esquecemos de como se falava coco em inglês e falamos em português mesmo: in portuguese we say coco. Minha mãe de lá achou que tinha entendido e me deu uma lata de cacau, que em inglês é cocoa", conta Bianca Carvalho, 19 anos, que foi para o Canadá.

19. ... Ou faça um personalizado.
Assim fica mais fácil aprender." Anota em uma agenda as palavras desconhecidas que ouvia ou lia em placas, revistas e livros. Depois, perguntava a alguém da família de lá oque significava e acabava decorando", diz Kyrian Melo, 17 anos, que foi pra Austrália.

20. Evite falar português.
Por maior que seja a tentação, resista. Essa atitude fará toda a diferença no seu aprendizado da língua. " Mesmo tendo família na Inglaterra, fiz questão de ficar em casa de ingleses para aprender o máximo possível. Até com os amigos brasileiros, eu tentava conversar em inglês o tempo todo", afirma Lays Tedesco, 17 anos.


A escola

21. Opte por uma escola com menos alunos.
Assim fica mais fácil de se sentir acolhida. " Minha escola tem uns 8OO alunos. O que mais gosto é que conheço grande parte deles - e eles me conhecem - todos são superamigáveis comigo e não tem tantos grupinhos fechados como em escolas maiores", conta Denise Lie, 17 anos, que está nos EUA.

22. Se não se adaptar, cogite mudar.
" Estava em uma escola só para meninas, que não faziam a menor questão de se enturmarem. Até que abri o jogo com minha família e consegui mudar para uma escola muito melhor", diz Bruna Lima, 18 anos, que está na Austrália.

23. Prepare-se para explicar sobre o Brasil.
" A mão de um menino da escola me perguntou de onde eu tinha vindo. Respondi que era do Brasil. Ela ficou com ma cara... Era como se estivesse pensando 'ué, mas ela não é morena e não samba!'. Tive que explicar que eu era do Rio Grande do Sul, de uma cidade colonizada por alemães", conta Daiane Lautert, 21 anos, que foi para a Alemanha.

24. Dedique-se as aulas.
Mais tarde você pode precisar das notas boas que tirar lá. " Para entrar na faculdade aqui, nos EUA, eles pediram meu boletim dos últimos seis meses de intercâmbio. Ainda bem que eu tinha me esforçado e tirado boas notas. Isso contou muito para eu ser aprovada.", conta Ingrid Barros, 18 anos


_______________________________


amanhã tem mais! (:




Um comentário:

  1. ADOOREI as dicas *-*
    pode aposta q um dia farei intercambio! *---*
    e essas dicas ajudaram mto!
    :*

    ResponderExcluir